sexta-feira, 16 de março de 2012

Morre o geógrafo Aziz Ab'Saber

Silva Júnior/Folhapress
Hoje às 10h20 o Brasil perdeu um dos geógrafos mais respeitados dos país, reconhecido internacionalmente. Uma parada cardíaca tirou a vida do querido Prof. Aziz Ab'Saber, que tinha 87 anos. Foi embora um grande pensador e crítico das esquisitas políticas ambientais brasileiras.

Sempre digo para os meus amigos que eu recebi as suas energias, sem ele saber, para me tornar geógrafo.

Lembro-me, como se fosse hoje, que quando estava próximo de trancar a minha matrícula no curso de Economia no Mackenzie, fui assistir numa quinta-feira à noite um concerto na Sala São Paulo junto com um primo de Londrina que estava me visitando.

Antes do início do espetáculo, estava sentado distraidamente no hall de entrada da sala de concertos, quando o meu primo me cutucou: Olha lá Angelo, aquele não é o Prof. Aziz Ab'Saber? Aquele que fez alguns mapas do revelo brasileiro?

Naquele momento não me lembrava da sua fisionomia, apesar de algo me dizer que eu já havia o encontrado ou visto em algum lugar. Busquei na memória e lembrei-me que sim, aquele senhor era o professor que havia criado o mapa dos domínios morfoclimáticos que estava presente em vários livros didáticos que eu tive contato durante a minha vida de estudante. Fiquei por alguns minutos observando-o e admirando-o. Meu Deus era o homem que havia feito os mapas que eu havia estudado durante tantos anos, agora ali na minha frente.

O professor estava sentado num sofá, sozinho, com um terno bem alinhado e examinando cuidadosamente com o seu olhar todo aquele salão. Acho que estava admirando a arquitetura do ambiente, que é um dos mais bonitos da cidade. Num dado momento, o meu olhar se cruzou com o dele e ele abriu um sorriso e me cumprimentou. Aquilo para mim foi uma grande alegria.

Acho que naquele dia eu recebi algumas energias dele para me tornar geógrafo, num momento em que eu não sabia bem ao certo que caminho profissional seguir, comecei a pensar com carinho a possibilidade de me tornar um professor de Geografia.

Meses depois acabei entrando no curso de Geografia e passei a entender melhor o pensamento do Prof. Aziz Ab'Saber e verifiquei, assim, o grande geógrafo e pensador que ele era. Desde então, onde eu sabia que ele iria estar, corria para ouvi-lo. Assim foi Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP), na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP), no Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e em palestras que ele proferia para algumas editoras em alguns eventos.

Recomendo a leitura do livro "O que é ser geógrafo - Aziz Ab'Saber", publicado pela Ed. Record em 2007. No livro, podemos conhecer um pouco as memórias profissionais de Ab'Saber e verificar o quão grande era o seu conhecimento das paisagens brasileiras.


Descanse em paz, querido mestre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário