domingo, 18 de março de 2012

Experiência de ler um livro digital num e-reader


Ontem foi entregue na minha residência o meu primeiro e-reader. É um Positivo Alfa com Wi-Fi.

Por necessidade, já que dentro de poucos meses me mudarei para um apartamento ou por curiosidade, pois adoro tecnologia, eu fiz a compra do e-reader que está na foto acima.

Sempre gostei de livros em formato de papel e achava que nunca iria me adaptar a um em formato digital, até que na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, no ano de 2010, eu tive contato com o e-reader produzido pela Gato Sabido. Naquela ocasião, também conheci o e-reader Positivo Alfa, que estava sendo lançado.

Na Bienal, tive a oportunidade de mexer nos aparelhos, conversar com os vendedores e os representantes das duas marcas. Gostei da experiência, da praticidade e da funcionalidade daqueles aparelhos. Daí em diante, comecei a pensar com carinho a possibilidade de adquirir um.

Comecei a me inteirar das tecnologias do e-reader's disponíveis no mercado e preferi o e-reader da Positivo, devido a vários pontos positivos, tais como a possibilidade de carregar até 1500 livros no aparelho, conexão Wi-Fi que possibilita a compra de livros diretamente no site de livrarias, a duração da bateria, o dicionário Aurélio que já vem com o aparelho, a leveza, o peso e a possibilidade de ler documentos em diversos formatos.

O ponto fraco fica para o desempenho na troca de páginas, que pode ser feito tanto apertando um botão de avançar/retroceder ou pelo toque na tela, já que o aparelho é touch screen. O aparelho leva em média 1 segundo para trocar a página. Parece pouco, mas experimente isso no meio de uma frase. Mas isso é pequeno em relação aos benefícios e pontos positivos do e-reader Positivo Alfa.

Estou adorando a experiência com a literatura digital, vamos dizer assim. Ontem fiz a minha primeira compra de um e-book. Rapidamente ele já estava disponível para download e em poucos segundos já estava lendo-o no meu e-reader.

Adorei a rapidez. Para alguém que sempre comprou livros pela internet e tinha que ficar esperando até 3 dias úteis para o livro ser entregue, o e-book foi disponibilizado em segundos. Tudo muito bom, além inclusive do preço baixo pago pela obra. Isso para mim também é um dos maiores benefícios em se ter um e-reader.

As editoras têm investido pesado na publicação de e-book's. Claro, falta muita obra ainda, mas em sites de livrarias já temos milhares de publicações em formato digital. Hoje, os lançamentos de livros já estão ocorrendo nos dois formatos: digital e papel e na maioria dos casos, um e-book chega a ser 30 a 40% mais barato que um livro em papel.

O e-book que eu comprei ontem foi "A Corrente", do autor Estevão Ribeiro, publicado em 2010 pela Editora Draco.

Em breve farei uma resenha crítica sobre o livro. Para adiantar, segue abaixo a sinopse da obra.

Sinopse:
Em A Corrente, Roberto Morate é um hacker, uma ameaça virtual que vive de aplicar golpes em desafortunados que não protegem suas senhas. Ao receber um e-mail de uma garota desconhecida, ameaçando-o se não repassar a mensagem, ele ri. Entretanto, em um momento de tédio, resolve dar um susto em alguns amigos e a encaminha para sete pessoas.

Depois, descobre que salvou a sua vida. Só que, para isso, condenou a sua alma e a de todos que receberam a corrente. Agora, Roberto precisa correr contra o tempo e contra a sede de sangue da misteriosa Bruna, que ameaça transformar a ilha de Vitória em um inferno. Poderá Roberto salvar a sua vida e de seus amigos?

Ao pegar este livro, esteja avisado: Leia. Passe adiante. Sobreviva.


2 comentários:

  1. Salve, Angelo! Achei legal seu relato sobre o e-reader. É uma honra para mim que tenha sido o meu livro o primeiro que você tenha baixado. Depois me diga o que achou.
    Um abraço!
    Estevão Ribeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Estevão, obrigado por visitar o meu blog. Estou adorando a leitura do seu livro. Em breve farei uma resenha dele aqui no blog e daí eu te aviso. Sucesso para você! Um abraço!

      Excluir