domingo, 6 de fevereiro de 2011

Vistoria valerá para todo o Estado, diz secretário

Sempre fui a favor da inspeção veicular obrigatória numa forma de diminuir a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera paulistana e paulista, porque não. Vale lembrar que há exportação de poluentes do município de São Paulo para outros municípios presentes no estado distantes muitos quilômetros. Se levarmos em consideração a Região Metropolitana de São Paulo - capital e 38 municípios vizinhos - a fumaça produzida nessa região se espalha para municípios distantes até 400 km. Isso ocorre devido a ação dos ventos e da dinâmica atmosférica (movimentação das massas de ar), principalmente.

Apesar de defender a inspeção veicular obrigatória, o que eu sempre fui crítico é a forma como isso foi pensado e implantado no município de São Paulo... Somente os veículos licenciados em São Paulo são obrigados a fazer a inspeção, como se quem andasse por aqui fosse somente os veículos "cadastrados" aqui. Fique num cruzamento de uma avenida ou rua movimentada da capital por alguns minutos e observe a quantidade de carros que não são do município de São Paulo e trafegam por aqui. Igualmente, vá até um grande shopping ou hipermercado e observe a quantidade de carros estacionados que não são da capital. Nessa análise rápida e sem uma metodologia de caráter científico, já é possível chegarmos a conclusão que vários veículos "estrangeiros" são também responsáveis pela produção de poluição, isso sem contar das motocicletas e caminhões.

Com a declaração feita ontem pelo novo secretário estadual do Meio Ambiente, Bruno Covas (PSDB), neto do ex-governador Mário Covas, o projeto começará (caso a sua vontade prospere) a ser mais coerente, pois a inspeção veicular obrigatória será estendida a todos os municípios do estado de São Paulo. O projeto de lei sobre o tema está parado na Assembleia Legislativa. Nesse momento, cabe a todos nós pressionarmos os nossos deputados para votarem o referido projeto. O Meio Ambiente agradece!

Segue abaixo a entrevista concedida para a Folha de São Paulo de ontem, sábado (05/02/2011):

Vistoria valerá para todo o Estado, diz secretário
Toda a frota de veículos do Estado de São Paulo será alvo da inspeção veicular obrigatória, caso a vontade de Bruno Covas, secretário de Meio Ambiente, prospere. Sem dar datas concretas, ele disse à Folha que vai atuar para que o projeto de lei sobre o tema, que está parado na Assembleia Legislativa, seja aprovado. "O mais breve possível", afirmou o neto de Mário Covas. Leia, a seguir, trechos da entrevista do secretário ambiental de São Paulo.

Folha - Quando vai sair a inspeção veicular estadual?
Bruno Covas- A ideia é encontrar, o mais breve possível, um texto que seja aceito por todas as bancadas da Assembleia. Precisamos ampliar a inspeção para todo o Estado.

Quando os novos padrões da qualidade do ar da capital vão ser discutidos?
Não havia consenso para a aprovação dos padrões em janeiro. Não adianta fazer nada de cima para baixo, sem combinar com a sociedade. Temos urgência nisso, mas o assunto será pautado quando houver consenso.

Acelerar o licenciamento ambiental é uma preocupação da sua gestão na secretaria de Meio Ambiente?
Este é um gargalo grande, que não vem de agora. Existem empreendimentos que estão parados, porque não têm licença. Temos que dizer sim, mas também não, quando o projeto estiver em desacordo com a legislação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário