sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sustentabilidade - um bom negócio para as empresas

Uma das estratégias para garantir a perenidade de uma empresa - não importa o tamanho - num mercado cada vez mais competitivo e volta e meia atingido por crises econômicas, algumas de caráter mundial, é adotar práticas sustentáveis e os benefícios são muitos: redução de custos, acesso a empréstimos mais baratos, ganho de mercado e geração de valor para a marca.

A mudança pode se iniciar com atitudes simples, como diminuir o consumo de água e energia elétrica, reduzir a geração de resíduos e reciclar o que foi para o lixo. Tais medidas geram economia de imediato. Mas o empresário somente vai identificar o que pode ser mudado se observar constantemente a atividade da sua empresa, a sua cadeia de produção. Com isso, naturalmente irá descobrir as atividades que requerem melhoria, tornando o seu negócio mais eficiente. Portanto, a sustentabilidade requer um pensamento e observação abrangentes, não somente a aplicação de atitudes pontuais.


Para que, de fato, haja resultados favoráveis para o negócio e, principalmente para o meio ambiente, a prática sustentável não deve se restringir somente a empresa em si, mas também aos fornecedores que trabalham junto a ela. É importante que as empresas comprem de quem apresenta também boas práticas, pois é prejudicial para a sua imagem, ter o seu nome associado a fornecedores que tenham uma conduta duvidosa.


Um dos benefícios da empresa que repensa o seu negócio levando em conta o respeito ao meio ambiente, é o acesso a empréstimos com taxa de juros reduzidas. Atualmente, na maior parte dos bancos, a análise de crédito das empresas passa por um questionário socioambiental e quem apresenta práticas sustentáveis tem acesso a juros menores.


Também a adoção de práticas sustentáveis gera um ganho de valor para a marca da empresa e, consequentemente, a conquista de maiores fatias de mercado. Hoje os consumidores estão cada vez mais conscientes da importância de respeitar o meio ambiente e priorizam, no momento da compra, as empresas que têm uma conduta correta.

Atualmente ter responsabilidade socioambiental é um diferencial de mercado, mas futuramente se tornará uma obrigação e a empresa que não se adequar não vai sobreviver no mercado.

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