domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os dez governos há mais tempo no poder

A queda do presidente Hosni Mubarak, que comandou com mão de ferro o Egito por trinta anos, reacendeu em várias regiões do mundo a esperança de milhares de povos de um dia se livrarem também dos seus ditadores. E no mundo ainda há bastante exemplares (contando o próprio Mubarak, pois somente os dias "dirão" se realmente ele deixou o poder egípcio)...

1° Muammar Gaddafi (Líbia) - 42 anos no poder

Aos 27 anos, Gaddafi era membro das tropas revolucionárias que tomaram o país em 1969. Com a queda do governo anterior, Gaddafi assumiu o poder.

2° José Eduardo dos Santos (Angola) - 32 anos no poder

Em 1961, o militante nacionalista ingressou no Movimento Popular de Libertação de Angola. Foi escolhido para estudar em Moscou, onde se especializou em problemas da indústria de petróleo. Foi eleito presidente em 1979 e ocupa o cargo desde então.

3° Theodoro Obiang Nguema Mbasogo (Guiné Equatorial) - 32 anos no poder

Em 1979, deu um golpe de Estado e declarou que o novo governo traria um começo diferente do anterior, sem medidas repressivas. No entanto, a Anistia Internacional acusa Mbasogo de tortura e violação dos direitos humanos.

4° Robert Mugabe (Zimbábue) - 31 anos no poder
Seu prestígio inicial foi se deteriorando ao longo do tempo por conta da crise econômica no país e a duvidosa legitimidade de seu governo. Mugabe é o segundo presidente da história do Zimbábue.

5° Hosni Mubarak (Egito) - 30 anos no poder

Mubarak se beneficiou de artigos da Constituição egípcia que determinam mandatos presidenciais de seis anos com possibilidade de reeleições indefinidas para se manter no poder por 30 anos. O agora ex-governante também alterou lei que fez com que a eleição de candidatos de outros partidos fosse praticamente impossível.

6° Paul Biya (Camarões) - 29 anos no poder

No cargo desde 1982, Paul Biya é o segundo presidente do país. Antes de se tornar o líder de Camarões, Bya foi primeiro ministro de seu antecessor, Ahmadou Ahidjo. Em 1983, ele acusou Ahidjo de organizar um golpe contra ele, obrigando o ex-presidente a fugir do país.

7° Yoweri Museveni (Uganda) - 25 anos no poder

Esteve envolvido na derrubada de dois presidentes. Alterou a Constituição de seu país para deixá-lo concorrer a mais um mandato.

8° Blaise Compaoré (Burkina Faso) - 24 anos no poder

Assassinou seu antecessor, Thomas Sankara, em um golpe de Estado em 1978.Desde então, venceu outras quatro eleições presidenciais.

9° Omar Hassan Al-Bashir (Sudão) - 22 anos no poder

O ditador al-Bashir é o único chefe de Estado procurado pela Corte Criminal Internacional por crimes de guerra e contra a humanidade. Al-Bashir tomou o poder em 1989 com um golpe de Estado e protagonizou a maior crise humanitária do mundo, em Darfur. Mesmo assim, foi reeleito presidente do Sudão, no primeiro pleito realizado no país em 24 anos com 68% dos votos. As eleições, é claro, foram marcadas por acusações generalizadas de fraude, mas o porta-voz da Comissão Eleitoral do Sudão, Abel Alier, confirmou a vitória de Al-Bashir.

10° Islam Karimov (Uzbequistão) - 21 anos no poder

Islam Karimov (esq. na foto) acabou com os partidos de oposição e é conhecido por torturar presos políticos nas cadeias. Foi reeleito três vezes por meio de referendos não reconhecidos pelos observadores internacionais. Seu governo é conhecido pela forte repressão e ganhou a fama depois de ferver vivas duas pessoas contrárias ao seu regime.

Fonte: UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário