terça-feira, 21 de agosto de 2012

Resenha: Derrotando um inimigo chamado MEDIOCRIDADE, John Mason

Já escutei várias críticas direcionadas para leitores de livros de auto-ajuda. Não me considero um leitor assíduo desse gênero, mas gosto de vez em quando ler alguns livros que me deem dicas para levar uma vida melhor, a obter maiores sucessos na carreira pessoal e profissional, a lidar com pessoas difíceis entre outras temáticas abordadas por esse tipo de literatura. Acredito que enquanto alguns perdem tempo criticando e tendo os mesmos problemas pessoais, profissionais, financeiros, afetivos, etc., eu ganho tempo aprendendo como lidar com eles por meio da leitura de livros de auto-ajuda.

Verdadeiramente não vejo motivo para tantas críticas que eu escuto por aí. O engraçado é que toda a vez que eu peço então para o sujeito me explicar as razões da crítica, elas acabam não vindo e eu continuo sem entendê-las.

Os autores desses livros, de forma geral, possuem um grande experiência de vida e tem a mais clara intenção de transmitir para os leitores algumas formas e dicas de como sermos bem-sucedidos em todas as áreas de nossas vidas.

No limite, para mim todos os livros são de auto-ajuda, pois em todos eu consigo retirar deles um aprendizado, todos têm algo a ensinar e uma experiência a ser transmitida, quer ela seja de dor, de alegria, de medo, de pânico, de satisfação, etc. Claro que isso está implícito nos textos, bem diferente dos livros "puro sangue" de auto-ajuda, que descobrirmos ter essa característica logo no título, na capa ou nas primeiras páginas e cujo objetivo principal é explicitamente indicar uma forma de termos sucesso em tudo o que formos fazer.


Discussões a parte, o livro que eu acabei de ler é um representante do gênero, ou seja, um "puro sangue". Com o título "Derrotando um inimigo chamado MEDIOCRIDADE - 52 mensagens de inspiração para chegar ao sucesso fugindo do lugar comum", Ed. Thomas Nelson Brasil que faz parte da Ediouro, o escritor - muito conhecido nos Estados Unidos e que já vendeu mais de 1,3 milhão de livros traduzidos em 25 línguas - John Mason, traz como informa o subtítulo do seu livro, um total de 52 mensagens cada uma ocupando no máximo duas páginas. Portanto, o resultado é termos um livro fininho, mas com um poder muito grande de nos impactar.

Como bem afirmou o autor na Introdução do livro, o objetivo da obra é justamente nos desafiar "como nunca o foi anteriormente" e entre uma e outra mensagem, sem dúvida, essa meta é alcançada. O mérito do livro está justamente em proporcionar em nós um momento de reflexão sobre os nossos atos, sobre as nossas escolhas e de forma geral, de como estamos conduzindo a nossa vida.

Ao longo da obra, o autor além de trazer os seus pensamentos sobre os mais variados assuntos como amor, sucesso, amizade, honestidade, entre outros, há a presença do pensamento de outras pessoas muito importantes, como Goethe, George Bernard Shaw, Helen Keller, Francis Bacon, São Tomás de Aquino, Eleonor Roosevelt, Franklin Roosevelt, Cervantes, Oscar Wilde, Martin Luther King Jr., Winston Churchill, Ralph Waldo Emerson, Thomas Carlyle e Montesquieu tornando a obra ainda mais interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário