domingo, 15 de abril de 2012

Resenha: "A Corrente", Estevão Ribeiro

O livro "A Corrente", do escritor brasileiro Estevão Ribeiro, ficou marcado em minha memória por dois motivos, por ser a primeira obra digital (e-book) que eu li no e-reader (leitor de livros digitais) e pela qualidade apresentada em sua narrativa, bem construída e envolvente.

Escritor, roteirista e ilustrador Estevão Ribeiro
Fonte: http://pipocaenanquim.com.br
A obra faz parte de um dos gêneros que eu mais gosto, que é o terror. No caso, "A Corrente" é um terror sobrenatural, cuja história é protagonizada por Roberto Morate, um hacker que vive a custa de aplicar golpes em desavisados usuários da internet. A antagonista Bruna lembra a personagem Samara Morgan, do filme "O Chamado".

A vida de Roberto vira um inferno quando ele recebe um e-mail de Bruna solicitando-o que passe adiante uma corrente. Roberto subestima o e-mail, achando-o que se trata de mais uma dessas correntes que não levam a nada e entopem as nossas caixas postais. O hacker resolve então enviá-las para sete pessoas e isso acaba gerando uma série de mortes espetaculares. Utilizo o adjetivo espetacular pela forma em que ocorrem as mortes ao longo da história, que bem lembram aquelas vistas nos filmes da franquia "Premonição".

A história carrega uma tensão impressionante. O livro, desde o início, já nos insere numa atmosfera de suspense e de aflição e isso nos prende a narrativa. Estevão Ribeiro demonstra uma facilidade de construir ambientes sombrios e situações em que leva o leitor a ficar angustiado com o que pode acontecer.

Na minha visão, o livro inova ao inserir coisas tão comuns em nossas vidas (como o uso do computador, do e-mail e das famigeradas correntes) num universo de terror. Foi, de fato, algo bem criativo do autor e por falar em criativo, aproveito para citar a capa do livro, que é espetacular, conforme você pode ver abaixo e foi justamente isso que chamou a minha atenção quando do lançamento do livro (quem disse que não julgamos o livro pela capa, hein?).

 

Apenas o que me incomodou no livro foram os frequentes erros ortográficos. Não sei se o livro colocado à venda no formato digital acabou não passando por uma revisão mais atenta ou se isso também ocorre no formato impresso, mas é preciso que a Editora Draco, que publicou o livro, verifique isso.

Eu acredito que o escritor Estevão Ribeiro ainda futuramente nos proporcionará mais e mais livros com histórias que nos assustam e nos prendem a atenção da primeira até a última página. Tamanho talento e sucesso da sua obra já se revelaram com a recente notícia que o livro também será publicado na Itália.

Um comentário:

  1. Parabéns pela resenha, bem mais completa que a minha! rs.
    Se você curte livros de terror, posso indicar alguns, que por acaso eu tenho.
    Abraços e blog maneiro!!

    ResponderExcluir