domingo, 29 de janeiro de 2012

A vida dos imperadores romanos no Masp

Tesouros do Império Romano como joias, mosaicos, afrescos, esculturas, vestimentas e outros objetos saem pela primeira vez da Itália, trazidos do Antiquário de Pompeia, da Galeria Uffizi e de museus arqueológicos. Trata-se da mostra “Roma – a vida e os imperadores”, que entra no Museu de Arte de São Paulo (Masp), a partir do dia 25 de janeiro, com entrada gratuita às terças-feiras. A exposição marca a abertura da programação do Masp no Momento Itália Brasil 2011-2012.

A mostra representa uma viagem a três séculos do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano, de Júlio César (49 a.C. – 44 a.C.) e Augusto (27 a.C – 14 a.C) até Septímio Severo e seu filho Caracala, que reinaram entre 193 e 217. Ao todo, 370 peças desvendam hábitos e costumes do povo romano e seus imperadores.

“Em Roma – A Vida e os Imperadores”, o desafio é recontar a trajetória do povo e dos imperadores romanos no período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano por meio da arte, da arquitetura triunfal, das cerimônias de poder, da vida cotidiana, das célebres conquistas e da opulência do Império.

A curadoria, assinada por Guido Clemente, professor de História Romana da Universidade de Florença, em parceria com uma comissão de estudiosos e historiadores dos principais museus italianos de arqueologia, buscou privilegiar a abordagem dos imperadores de Roma do ponto de vista do exercício de seu poder e de suas diferentes personalidades.

Entre os destaques estão três paredes com afrescos da Vila de Pompeia, as estátuas de Júpiter, de Lívia (esposa de Augusto) e da deusa Isis, a Cabeça Colossal de Júlio César em mármore, máscaras teatrais, escultura de Calígula, Armadura de Gladiador, desenhos do Coliseu, a Lamparina de Ouro e cerca de 60 joias.

Núcleos
Para estimular o visitante a uma verdadeira viagem no tempo, Roma – A Vida e os Imperadores foi estruturada em ordem cronológica. O ponto de partida é o processo de estabelecimento do Império, período revivido por meio da vida e obra de César e Augusto, seus fundadores, e o destino final é o terceiro século, considerado o apogeu do domínio de Roma.

Sendo assim, os núcleos ficaram dividida da seguinte maneira: “Entre César e Augusto: o nascimento do Império”, “Nero”, “O apogeu do Império” e “Um Império multicultural”.

Informações gerais:
Roma - A Vida e os Imperadores
370 peças e obras originais recontam fatos e costumes do período tardio da República e primeiros séculos do Império Romano.

Local: Galeria Clemente de Faria, 1 e 2 subsolos do MASP (Avenida Paulista, 1578).

Período: 25 de janeiro a 22 de abril de 2012
Horários: Terças a domingos e feriados, das 11h às 18h. Quintas-feiras das 11h às 20h. A bilheteria fecha sempre 30 minutos antes.

Ingressos: R$15,00. Estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam R$7,00. Visitantes até 10 anos e acima de 60 anos de idade têm entrada gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário