segunda-feira, 11 de abril de 2011

Pena que acabou...


Tive a oportunidade de visitar no sábado passado (09/04) a exposição "Dinossauros da Patagônia" no Shopping Morumbi. Infelizmente os dinos ficaram por lá somente durante um mês (10/03 a 10/04). Com entrada franca, a exposição trouxe fósseis das mais variadas espécies de dinossauros, sendo eles todos originários da Patagônia Argentina, um dos mais importantes jazigos de fósseis do mundo.

Para facilitar um pouco o entendimento sobre os dinos, juntamente com eles havia placas explicativas que traziam informações como, por exemplo, as características do dinossauro, a região onde foi encontrado o fóssil, o nome do pesquisador que o descobriu e a data que isso ocorreu. Também, para termos uma referência de como eram os dinossauros, todos aqueles fósseis que estavam expostos havia uma miniatura "de carne e osso". Os dinossauros expostos tinham as mais variadas idades, advindos dos períodos geológicos Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Foi uma visita prazerosa e bem educativa. Sem dúvida, quando vamos a eventos semelhantes a esse sempre saímos com um aprendizado novo. Pela quantidade de pessoas que passaram por lá enquanto estive visitando, tenho certeza que a exposição chamou a atenção e proporcionou a população se familiarizar com os mais diferentes termos como paleontologia, período geológico, fóssil, sedimentação, entre outros.

Ao observar a grandeza daqueles seres (eu, com os meus quase 1,90m, sumi perto de um Giganotosaurus) fiquei imaginando como devia ser hostil o ambiente povoado por eles, na luta pela sobrevivência, pela busca de alimentos e pela demarcação de seus territórios. O homem, caso existisse naquela época, não seria páreo para a magnitude e a voracidade dos dinossauros demonstrados pelo tamanho dos fósseis encontrados.

Realmente será uma exposição que deixará saudades pela sua organização e pelo conteúdo tão interessante e importante para entendermos um pouco mais sobre o nosso planeta Terra. Espero que os paleontólogos possam, futuramente, também reunir numa exposição os dinossauros brasileiros, que não são poucos.

Abaixo, segue algumas fotos da exposição:













Nenhum comentário:

Postar um comentário